quarta-feira, 22 de junho de 2011

Vídeo raro mostra nascimento de filhotes de onça-pintada em Goiás

O nascimento de dois filhotes de onça-pintada, espécie na lista de animais em extinção no Brasil, foi gravado num criadouro no interior de Goiás. O parto aconteceu na madrugada do último dia 18.
De acordo com o Centro Nacional de Predadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi a primeira vez no país que o nascimento dessa espécie é registrado.
A instituição Nex, localizada em Corumbá de Goiás, a 80 km de Brasília (DF) conseguiu gravar o parto da onça Airumã, exemplar que tem cerca de 3 anos, com uma câmera de segurança adaptada com visão noturna. Cristina Gianni, presidente da instituição, afirmou que o segundo filhote foi rejeitado pela mãe e ficou 12 horas após o parto sem receber alimentação.
“Essa onça-pintada veio grávida de Belém (PA). Quando o primeiro filhote nasceu, ela amparou e já colocou para mamar. Já no segundo parto, ela apenas cortou o cordão umbilical e não deu atenção. Nós resgatamos esse filhote, que agora passa por tratamento. Ele precisa de muita atenção para conseguir sobreviver”, disse Cristina.
Um dos filhotes nasceu melânico, uma variação genética que deixa a pele do animal da cor preta. Quando uma onça-pintada nasce com esta pigmentação, ela é denominada onça-negra. “Em breve, os filhotes devem ser enviados para uma nova unidade em São Paulo”, disse. A ONG cuida atualmente de 18 onças-pintadas em fase adulta, além de quatro jaguarundis e quatro jaguatiricas.
Filhote rejeitado ela mãe.



quinta-feira, 2 de junho de 2011

Em novembro! III ENGEAS

AGUARDEM!
Em breve mais informações.

Homenagem do CRMV ao Mestre Marco Tulio

O CRMV Sergipe publicou no seu jornal as matérias abaixo em homenagem ao mestre Marco Túllio.
Chamada na capa do Jornal

Poucos sabiam deste dote de escrever poesia do mestre Marco Túllio.


Quase 3 meses e a falta que ele faz é Grande, e a SAUDADES constante.