terça-feira, 18 de outubro de 2011

Setembro do GEPAS-SE

Ola amigos que acompanham o GEPAS-SE através das redes sociais (Orkut, Facebook e blog), passamos o mês de setembro todo sem postar novidades, mas foi por falta de tempo e não de conteúdo.
Setembro se passou de forma intensa para o GEPAS através dos nossos convênios e parcerias com a Policia Ambiental, IBAMA e sociedade em geral tivemos um total de 9 animais, sendo estes 2 Cachorros do mato (Cerdocyon thous), 2 corujas Buraqueiras (Athene cunicularia), 2 Iguanas (Iguana), 1 Jibóia (Boa constrictor), 1 ganso (Alopochen aegyptiacus) e 1 Carcará (Polyborus plancus). Contaremos de forma breve a história destes animais, menos as raposas que postaremos num post mais completo.


A jibóia de mais de 2 metros ;foi entregue pela policia ambientas e apresentava uma lesão na porção central do 2/3 do corpo, lesão essa provocada por um golpe de foice (não sabemos se intencional ou não).
A cobra foi medicada, suturada e passou por uma avaliação e exames de diagnostico por imagem o que contatou no raios-X a presença de fraturas e lesões nas costelas e vértebras.
O animal vai passar por uma mielografia pois apesar da lesão na coluna ele apresenta sensibilidade na região posterior a lesão.

As iguanas apresentavam lesões, a primeira na cauda que foi cortada quase que na sua base, Esta foi tratada e passa bem. A segunda foi atacada por um cão e apresentava múltiplas lesões na região abdominal. A mesma foi tratada e medicada porem veio a óbito no dia seguinte.

As corujas buraqueiras tiveram procedência do IBAMA e de um civil que a encontrou caída na UFS (Universidade Federal de Sergipe). Ambas foram tratadas e encaminhadas ao Parque dos Falcões onde receberam tratamento especializado.    

O ganso foi entregue pela própria proprietária que o ganhou porém o animal apresentava deficiências genéticas que se manifestaram na forma de cegueira e má formação de ambas as patas o que não o possibilitaria de ter uma vida normal. Após expormos a proprietária a situação do animal e que a única solução seria  a eutanásia, a mesma preferiu manter o animal, mesmo sabendo que ele não teria uma boa qualidade de vida e aparentando sofrer com a situação que apresenta. 
Por ultimo o animal que foi deixado aos cuidados do grupo foi um carcará que passou por exames e apresentou uma calcificação  devido a uma fratura no rádio da asa direita. O animal continua aos cuidados do grupo e assim que estiver em plena saúde ser libertado na natureza.

Intenso e movimentado o mês de setembro não?Que outubro seja de muito mais aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário