domingo, 22 de maio de 2011

Ação resgata Onça em criadouro com mais de 700 animais no Pára

Operação do Ibama realizada nesta semana no município de Capitão Poço, a cerca de 170 quilômetros de Belém, no Pará, resgatou duas onças, dois jaguarundis e quatro aves marianinhas em um criadouro irregular que abriga hoje mais de 700 animais. Há cerca de um mês, outras quatro onças foram resgatadas e o prazo para retirada de todos os bichos é de três anos.
O criadouro foi registrado no Ibama mas hoje está sem licença ambiental, com espaço inadequado para manter os animais. "O proprietário mesmo já solicitou o cancelamento da atividade, mas ele é o responsável pela destinação dos animais em até três anos", diz Nélio Saldanha, analista ambiental da Divisão de Fauna e Pesca do Ibama no Pará e coordenador da operação.
"Detectamos a situação irregular no criadouro antes do pedido de cancelamento, então o proprietário pode ser autuado. As irregularidades são manejo inadequado e sinais de maus-tratos", diz Saldanha. Segundo ele, o criadouro fica ao lado de um hospital em Capitão Poço e a condição precária das jaulas de algumas onças oferecia risco até para quem passava nos arredores. "Os recintos são quase artesanais com relação à segurança".
O criadouro ainda tem cerca de 10 onças e animais raros como o mico-leão-da-cara-dourada. No total, existem mais de 170 répteis, 420 aves e 120 mamíferos no local, além de um grande número de quelônios aquáticos vivendo em um lago.

Uma das principais dificuldades para desmontar o criadouro irregular é a destinação de todos os animais, que precisam ser enviados para outros locais com condições adequadas de manejo e segurança. Das onças resgatadas até o momento, duas foram para o zoológico de Carajás, no PA, e quatro seguiram para a organização não governamental Nex, em Corumbá de Goiás (GO), perto de Brasília.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário