segunda-feira, 23 de maio de 2011

TIGRE NA FACULDADE PIO DÉCIMO


No dia 19 de Abril, foi ocorreu na Faculdade Pio Décimo uma grande movimentação para a realização de procedimentos médicos em um Tigre (Panthera tigris), chamado Pacato.
O felino chegou à Faculdade ainda acordado e lá foi anestesiado para a iniciação dos procedimentos.


Após a anestesia, o animal foi encaminhado para a sala de cirurgia para a colocação de sondas e para ser estabilizado. Em seguida, foi encaminhado para a sala de radiografia, onde radiografou-se todo seu corpo. Contudo, nada de anormal foi constatado e o animal foi levado de volta à sala de cirurgia.

Movimentação na sala de radiografia 
O tigre apresentou nódulos na região abdominal e um pequeno ferimento nas costelas. Retirou-se um dos nódulos para que se realiza-se uma biópsia.

Animal tendo seus parâmetros sendo monitorados.
Durante a realização de todos os procedimentos, o animal foi monitorado e não apresentou nenhuma alteração relevante até final das atividades médicas
Esse felino pertence a um hotel fazenda do estado de Sergipe e é legalizado e reconhecido pelo IBAMA. Pacato nasceu e foi criado em cativeiro. No local onde reside, é mantido com uma fêmea de sua espécie. O ambiente que os abriga é adequado para manter o bem-estar de ambos, visto que o casal já procriou 3 vezes, contribuindo assim para a manutenção da espécie.

O GEPAS-SE marcou presença durantes essas atividades, com participação de membros atuais, ex-membros e profissionais já formados que passaram pelo grupo, onde iniciaram seus conhecimentos e amor pelos animais silvestres.



Informações sobre a espécie
Tigre (Panthera tigris) é um mamífero da família dos Felinos ou Felideos. É uma das quatro espécies dos "grandes gatos" que pertence ao gênero Panthera. Os tigres são predadores carnívoros.
Um macho adulto pesa em média 300 kg. São caçadores noturnos e apesar de seu grande tamanho, podem se aproximar de suas presas em completo silêncio, antes de se precipitar sobre elas a curta distância. Entre os carnívoros terrestres eles têm os maiores dentes que podem chegar a 10 cm e as maiores garras atingindo os 8 cm. Animais ágeis e velozes são caracterizados por suas listras, cada tigre possui um padrão, não existem dois tigres com o mesmo padrão, são como digitais. (Site Wikipédia)



Nenhum comentário:

Postar um comentário