terça-feira, 24 de maio de 2011

Leão Simba

Mais um felino de grande porte movimentou a Faculdade Pio Décimo, dessa vez foi um leão (Panthera leo). O leão, de nome Simba e idade de, aproximadamente, 16 anos, pertence ao Zoológico do Parque Municipal da cidade de Aracaju e foi encaminhado às dependências da Faculdade para receber avaliações médicas físicas e laboratoriais. Assim como o Tigre, o Leão chegou ainda consciente, sendo anestesiado somente no local pelo Veterinário Fabrício Rassy, através de dardos com o auxílio de zarabatana.




Com o animal já sedado, deu-se início aos procedimentos na sala de cirurgia tais como a colocação de sondas (tirei tricotomia porque fala mais adiante) e de aparelhagem específica para o acompanhamento dos parâmetros vitais do animal.

Encaminhado para a sala de radiografia, Simba teve seu corpo todo radiografado e, através de uma epidurografia, executada  pelo Médico Veterinário Felipe Purcell, uma hérnia de disco na região lombar foi constatada. Após a bateria de raios-X, Simba retornou à sala de cirurgia, onde passou por uma limpeza dental.

O animal apresentou otite em um dos ouvidos e passou por tricotomia e limpeza da região para avaliação e aplicação de medicamentos.

Ao término dos procedimentos, Simba foi levado de volta ao Zoológico sob indicação de cirurgia de hérnia, a qual foi detectada pela epidurografia na sala de radiografia. 

Assim como na ocasião da presença do Tigre, membros atuais, ex-membros e Médico Veterinários já formados que passaram pelo GEPAS-SE marcaram presença durante os procedimentos de forma efetiva ou como espectadores.




Informações sobre a espécie

O leão (Panthera leo) é um dos quatro grandes felinos no gênero Panthera, membro da família Felidae. Com alguns machos excedendo 250 kg em peso, ele é o segundo maior felino vivente depois do Tigre.
Leões selvagens existem atualmente na África e na Ásia com uma população remanescente em perigo crítico.
Leões vivem por volta de 10-14 anos na natureza, enquanto em cativeiro eles podem viver mais de vinte anos. Tais felinos caracterizam-se por possuir coloração variável, entre o amarelo-claro e o marrom-escuro, com as partes inferiores do corpo mais claras, ponta da cauda com um tufo de pêlos negros e macho com uma longa juba. Há ainda uma variedade genética de leões brancos, que apresentam dificuldades de sobrevivência por se destacarem nas savanas ou selvas, logo, tendo imensas dificuldades de caça. São exclusivos da reserva de Timbavati, no Parque Nacional Kruger, na África do sul.
O leão é apelidado de o "rei dos animais" por se encontrar - em condições naturais e normais - no topo da cadelia alimentar dos animais que habitam em terra seca. São felinos muito sociáveis: um grupo pode possuir até quarenta indivíduos, composto na maioria por fêmeas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário